Conheça a atuação da Gerdau em outros países.
Notícias
Período Ano

Gerdau Açominas conquista o Balanced Scorecard Hall of Fame
3/10/2006
Este é o mais importante prêmio mundial de excelência em gestão da estratégia

A Gerdau Açominas, empresa do Grupo Gerdau localizada em Ouro Branco/MG, conquistou o prêmio Balanced Scorecard Hall of Fame, seção América Latina, o mais importante prêmio mundial de excelência em Gestão da Estratégia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29/09), durante o evento 2006 Balanced Scorecard Latin American Summit, em São Paulo.
 
Com a conquista, a Gerdau Açominas se junta a outras 37 companhias em todo o mundo que já alcançaram esse patamar de excelência. O Balanced Scorecard Hall of Fame é um prêmio entregue anualmente pela Balanced Scorecard Collaborative (BSCol) às organizações que se destacam pelo alcance de resultados extraordinários utilizando o Balanced Scorecard (BSC).
 
O Balanced Scorecard contribuiu significativamente para a evolução dos indicadores da siderúrgica. De 2003 a 2005, por exemplo, o EBITDA da empresa aumentou 60,38%.
 
BSC significa indicadores balanceados de desempenho. Trata-se de uma metodologia voltada para a gestão estratégica das empresas, em que a escolha de indicadores para a gestão de uma organização não deve ser restrita a informações econômicas ou financeiras, pois somente esses dados não são suficientes para garantir que a empresa esteja no rumo certo. O Balanced Scorecard avalia o desempenho de diferentes áreas. A metodologia foi criada pelos americanos Robert Kaplan e David Norton.
 
A Gerdau Açominas conquistou a premiação por ter se destacado em itens como o alcance significativo de resultados econômico-financeiros e de mercado com a utilização da metodologia do BSC, e a efetiva demonstração dos cinco princípios de uma organização orientada para a estratégia: mobilização, tradução, alinhamento, tarefa de todos e processo contínuo.
 
A siderúrgica mineira iniciou a implementação da metodologia BSC em 2002, como a mais alta prioridade naquele momento. Com a absorção gradativa da metodologia, foi criado, ao final de 2003, o primeiro Mapa Estratégico, para o triênio 2004-2006. Com a adoção da metodologia do BSC, toda a Companhia passou a se envolver no planejamento e na execução da estratégia. O alinhamento das iniciativas com a estratégia surgiu da participação de todos os níveis da organização em todas as etapas do processo, desde a sua formulação.
 
A partir de 2003, a Gerdau Açominas orientou seus princípios para uma visão de longo prazo. Traduziu seus objetivos, indicadores, metas e projetos no Mapa Estratégico. Revisou e enunciou claramente sua Missão, Visão e seus valores. Alinhou todas as unidades operacionais, de apoio e processos com a Estratégia. Implantou um modelo de gestão que inclui reuniões mensais nas áreas, reuniões trimestrais no Conselho de Administração e definição de instrumentos de acompanhamento dos resultados, desde o chão de fábrica até o Conselho de Administração. Mobilizou as pessoas em todos os níveis, contando com o apoio fundamental das lideranças, demonstrando que alcançar o sucesso depende do esforço de cada um.
 
A Gerdau Açominas
 
A Gerdau Acominas é a maior unidade produtiva do Grupo Gerdau. Localizada em Ouro Branco/MG, aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte, a empresa possui cerca de 5.000 empregados diretos.
 
Seu mix de produtos é composto por placas, blocos, tarugos, perfis estruturais, perfis U, cantoneiras, fio-máquina e produtos carboquímicos. A empresa tem uma capacidade instalada de 3 milhões de toneladas de aço líquido por ano e possui escritórios em Belo Horizonte e São Paulo, além de ser uma das proprietárias do Terminal Portuário de Praia Mole, em Vitória/ES, por onde exporta quase 70% de sua produção.
 
Como produto de seu planejamento de longo prazo, a empresa está em fase de ampliação de sua capacidade produtiva. Com aporte de recursos da ordem de US$ 1,5 bilhão, a empresa instalará novos alto-forno, coqueria e sinterização, além de melhorias em seus processos produtivos. Destaca-se, ainda, a instalação de um lingotamento contínuo de blocos e um lingotamento contínuo de placas, ampliando seu mix de produtos e possibilitando a prospecção de novos nichos de mercado.
 
As obras estão previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2007, possibilitando à empresa produzir 4,5 milhões de toneladas de aço líquido/ano.

O Grupo Gerdau
 
O Grupo Gerdau é o maior produtor de aços longos das Américas e a 14º maior siderúrgica do mundo, de acordo com o International Iron and Steel Institute (IISI). Tem unidades no Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colombia, Estados Unidos, Peru e Uruguai. Possui, ainda, participação de 40% no controle acionário da espanhola Sidenor.

Assessoria de Imprensa – (51) 3323-2170
imprensa@gerdau.com.br
www.gerdau.com
 
Terça-feira, 3 de outubro de 2006 
voltar
Busca Avançada
Palavra-chave Período
De:
Até:
Relatório Anual
Conheça o Relatório Anual 2013 da Gerdau.