Conheça a atuação da Gerdau em outros países.
Notícias
Período Ano

Grupo Gerdau lança programa de capacitação de jovens em escola pública de Igarassu
23/8/2007
Lançamento consolida o programa Informática & Cidadania, que teve projeto piloto iniciado no ano passado, no Curado IV, e já formou cerca de 300 alunos nos módulos básicos de Informática

A Escola Estadual Cidade Tabajara, localizada no município pernambucano de Igarassu, começou a integrar neste segundo semestre de 2007 o programa Informática & Cidadania, criado pela usina siderúrgica Gerdau Açonorte para promover a inclusão digital e social de jovens e adultos de baixa renda. Com a participação voluntária de 12 colaboradores da Armafer-PE, unidade de corte e dobra de produtos de aço do Grupo Gerdau, com sede em Igarassu, mais de 100 pessoas serão capacitadas até março de 2008.
 
Desenvolvido pelo Instituto Gerdau, que coordena as iniciativas em Responsabilidade Social do Grupo, o projeto foi iniciado na escola Estadual Senador Aderbal Jurema, no Curado IV. O programa formou desde a sua implantação, em agosto de 2006, cerca de 300 alunos com o apoio do Instituto Gerdau, que coordena as ações de responsabilidade social da companhia. Para colocar as atividades em prática foi firmada uma parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), organização não governamental que utiliza a tecnologia da informação como instrumento para a construção e exercício da cidadania.
 
O programa do curso prevê a capacitação básica em Informática (Windows, Excel, Word, PowerPoint), além de dinâmicas que envolvem temas como direitos humanos, sexualidade, não-violência, ecologia e saúde. Cada ciclo tem 100 horas/aula, distribuídas em seis meses, conta com dois voluntários por turma e preza pelo número máximo de dois alunos por computador.
 
O Grupo Gerdau fornece a infra-estrutura necessária (sala de aula climatizada, com mesas e cadeiras, quadro branco, rede lógica e elétrica, acesso à internet), e mobiliza voluntários para o programa. A empresa ainda doa equipamentos e imprimi o material didático do curso.
 
O CDI desenvolveu a metodologia aplicada e faz o acompanhamento pedagógico, a capacitação dos voluntários, a coordenação e operacionalização das atividades das Escolas de Informática e Cidadania (EICs) e o ajuste dos equipamentos, entre outras atividades. A escola disponibiliza a sala de aula, o material de apoio (cartolina, papel, cola, etc), mobiliza alunos e também voluntários da própria unidade de ensino.
 
Devido ao sucesso do programa Informática & Cidadania, a Gerdau Usiba, usina localizada em Simões Filho (região metropolitana de Salvador), também se prepara para formar as primeiras turmas ainda em 2007. A intenção do Grupo Gerdau é promover auto-sustentabilidade, ou seja, preparar as EICs para que elas possam dar continuidade ao programa apenas com o monitoramento da organização. Desse modo, outras EICs podem ser formadas em curto prazo e mais comunidades alcançadas pelos benefícios da capacitação.

Assessoria de Imprensa – (51) 3323-2170
imprensa@gerdau.com.br
www.gerdau.com
 
Quinta-feira, 23 de agosto de 2007 
voltar
Busca Avançada
Palavra-chave Período
De:
Até:
Relatório Anual
Conheça o Relatório Anual 2013 da Gerdau.