A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z



A

Aciaria
Local em uma usina siderúrgica onde o aço é produzido.

Acionista majoritário
Aquele que detém uma quantidade de ações com direito a voto, que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa.

Acionista minoritário
Aquele que é detentor de uma quantidade de ações não suficiente para exercer o controle acionário de uma empresa.

Ação ordinária
Título representativo da menor parcela em que se divide o capital social de uma sociedade anônima, que confere a seu titular o direito de voto em assembléia.

Ação preferencial
Título representativo da menor parcela em que se divide o capital social de uma sociedade anônima, que oferece a seu detentor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral, não concede direito a voto em assembléia.

Aço
Liga de ferro e carbono (até 1,5%) que pode conter adicionalmente outros elementos químicos, visando à melhoria de suas propriedades.

Aço galvanizado
Aço revestido com uma fina camada de zinco para dar maior resistência contra a corrosão em aplicações sujeitas à ação do ambiente, tais como partes de carros, latas e arames para cercas.

Aços longos
Classificação de produtos de aço em que uma das dimensões (o comprimento) predomina sobre as demais. Inclui barras, perfis, fio-máquina, vergalhão, perfis estruturais e arames. É a principal linha de produtos Gerdau.

Aços longos especiais
Classificação de produtos de aço em que uma das dimensões (o comprimento) predomina sobre as demais. Seu processo de fabricação assegura características físicas e metalúrgicas específicas e adequadas aos requisitos de aplicações especiais, tais como para a indústria automotiva, petrolífera, de ferramentas e de máquinas e equipamentos.

Aços planos
Classificação de produtos de aço que inclui chapas e tiras. Os aços planos são usados nas partes externas de automóveis, em eletrodomésticos, etc.

ADRs
ADRs (American Depositary Receipts) são papéis emitidos no mercado de capitais dos Estados Unidos, representativos de ações de emissão de empresas não-norte-americanas. Esses títulos foram criados para que empresas estrangeiras tenham acesso ao mercado de capitais norte-americano.

Alto-forno
Forno de grandes dimensões, revestido com tijolos refratários, usado em usinas siderúrgicas integradas para produzir ferro-gusa.

Amortização
Procedimento contábil que reduz gradualmente o valor de custo de um ativo com tempo de vida limitado, ou ativo intangível, por meio da aplicação de débitos periódicos ao resultado. No caso de ativos fixos, o termo usado é depreciação e, para bens esgotáveis (recursos naturais), emprega-se o termo exaustão – ambos significam, essencialmente, amortização.

Ativos
Quaisquer bens com valor comercial ou valor de troca pertencentes a uma sociedade, instituição ou pessoa física.

[topo]




B

Barras e perfis
Inclui diversos tipos de barras e perfis, que são usados para fabricar vários produtos, tais como: máquinas e equipamentos agrícolas, móveis, grades, etc.

Benchmark
Referencial de excelência.

Bloco de laminação
Equipamento de laminação formado por um conjunto de gaiolas montadas em uma única estrutura que permite a obtenção de fio-máquina com alta qualidade e velocidade de produção.

Bonificação
Distribuição aos acionistas de valor em dinheiro referente a reservas não incorporadas aos dividendos. Também pode ser título que dá direito à subscrição de novas ações, emitido por uma empresa, dentro do limite de aumento de capital autorizado em seu estatuto.

[topo]




C

Capital aberto (companhia de)
Empresa que tem suas ações registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), distribuídas entre um determinado número de acionistas e que podem ser negociadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

Coaching
Relação interpessoal baseada em vínculo afetivo, na qual uma pessoa atua para identificar e maximizar o potencial e o desempenho de um indivíduo ou de uma equipe na busca de crescimento pessoal e profissional.

Controle acionário
Posse, por um acionista ou grupo de acionistas, da maior parcela de ações com direito a voto de uma empresa, garantindo o poder de decisão sobre ela.

Co-produto
Produto secundário de um processo industrial, desejável ou não.

Coque
Um dos insumos básicos consumidos no alto-forno, utilizado na produção de ferro-gusa. O coque é produzido a partir de carvão mineral, por meio de processo de coqueificação. Neste processo, é feita remoção dos componentes voláteis do carvão mineral.

[topo]




D

Despoeiramento
Sistema usado para filtrar, com alta eficiência, as minúsculas partículas sólidas decorrentes do processo de produção de aço.

Dívida bruta
Valor referente a financiamentos bancários mais debêntures emitidas.

Dívida líquida
Dívida bruta menos as disponibilidades de caixa e aplicações financeiras.

Dividendo
Valor distribuído aos acionistas, em dinheiro, na proporção da quantidade de ações possuídas. Normalmente resulta dos lucros obtidos por uma empresa no exercício corrente ou em exercícios passados.

[topo]




E

EBITDA
Do inglês Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Amortization (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido). Também conhecido como LAJIDA. É calculado da seguinte forma: lucro bruto menos despesas com vendas gerais/administrativas mais depreciação e amortização.

Ecoeficiência
Capacidade de operar processos com o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente.

Empresa de classe mundial
Aquela que segue padrões de excelência mundiais, tem soluções proativas e inovadoras, consegue resultados superiores, sendo considerada como referência (benchmark) por outras empresas.

Endividamento
Composição das dívidas de curto e longo prazos decorrentes de financiamentos e debêntures.

Equivalência patrimonial
Reconhecimento, no resultado da controladora, das variações patrimoniais de uma controlada ou coligada.

Euro commercial paper
Títulos de curto ou médio prazos que são emitidos por empresas em mercados financeiros internacionais.

[topo]




F

Faturamento
Receita bruta de vendas.

Ferro-gusa
Produto do alto-forno, resultante da redução do minério de ferro com carvão vegetal ou coque.

Fio-máquina
Produto de aço redondo obtido no processo de laminação. O fio-máquina é normalmente trefilado e utilizado na produção de arames, parafusos e pregos.

Forno elétrico a arco
Forno para fabricar aço no qual a sucata geralmente constitui a maior parte da carga. Pode utilizar também ferro-esponja ou ferro-gusa sólido. Sua principal fonte de energia é a elétrica. A energia para a fusão dos insumos é suprida por um arco elétrico que se forma entre eletrodos de grafite e as matérias-primas.

Forno-panela
Forno que recebe o aço líquido oriundo do forno elétrico a arco para a realização do refino químico.

[topo]




G

GGB
Código de negociação dos ADRs da Gerdau S.A. na Bolsa de Valores de Nova York.

GGBR4
Código de negociação das ações preferenciais da Gerdau S.A. na Bolsa de Valores de São Paulo.

GNA
Código de negociação das ações da Gerdau Ameristeel na Bolsa de Valores de Nova York.

GOAU4
Código de negociação das ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau S.A. na Bolsa de Valores de São Paulo.

Governança corporativa
Sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da empresa, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade (definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

[topo]




L

Laminação
Processo de conformação mecânica realizado a frio ou a quente, com modificações na forma e dimensões da seção transversal do material inicial, proveniente da aciaria.

Laminado
Produto do processo de conformação chamado de laminação, no qual a matéria-prima sofre compressões sucessivas até adquirir a forma e as dimensões desejadas.

Lingotamento contínuo
Processo no qual o aço líquido é solidificado. Nessa etapa da produção industrial, o aço pode assumir vários fomatos de seção e dimensões, como tarugos, blocos ou placas.

Liquidez
Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro.

Lucro líquido
Lucro total após impostos e participações minoritárias.

[topo]




M

Margem bruta
Equivale ao lucro bruto dividido pela receita líquida. É expressa em percentagem. O percentual representa o montante de cada unidade monetária de receita líquida que resultou em lucro bruto.

Margem líquida
Equivale ao lucro líquido dividido pela receita líquida. É expressa em percentagem. O percentual representa o montante de cada unidade monetária de receita líquida que resultou em lucro líquido.

Market mills
Usinas que têm como foco comprar as matérias-primas e vender seus produtos na região onde estão instaladas.

Minério de ferro
Minérios contendo óxidos de ferro encontrados na natureza, utilizados no alto-forno para produzir ferro-gusa e na redução direta para produzir ferro-esponja.

[topo]




N

Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa
Conjunto de normas de conduta para empresas, administradores e controladores consideradas importantes para uma boa valorização das ações e outros ativos emitidos pela companhia. As companhias Nível 1 se comprometem, principalmente, com melhorias na prestação de informações ao mercado e com a dispersão acionária.

[topo]




O

Oxicorte
Processo de corte de peças metálicas com maçarico. É utilizado para o corte de sucata e de tarugos ou placas no lingotamento contínuo.

[topo]




P

Patrimônio líquido
Capital próprio (dos acionistas) investido em uma empresa.

Pelota
Pequena quantidade aglomerada de minério de ferro, usualmente de formato esférico, utilizada como matéria-prima no alto-forno.

Perfis estruturais
Grupo de produtos de aço que inclui perfis I, H, vigas de abas largas e estacas-prancha. São usados na construção de edifícios, prédios industriais, reforços de pontes, etc.

Pinus
Espécie vegetal utilizada pela indústria madeireira.

Placa
Produto siderúrgico, base para a produção de chapas e tiras.

Produtividade
Relação entre o que é produzido e os recursos necessários para a produção. No setor siderúrgico, um dos indicadores mais usuais é t/h/a (tonelada por homem-ano).

[topo]




Q

Qualidade total
Metodologia de gestão que considera a qualidade como sinônimo de satisfação das necessidades dos diversos públicos envolvidos com a empresa: clientes, acionistas, comunidade, colaboradores e fornecedores.

[topo]




R

Recebíveis
Valores a receber pela empresa, líquidos de qualquer provisão para risco de crédito.

Receita líquida
Receita bruta menos impostos incidentes sobre as vendas, fretes e descontos.


Reciclagem
Processo de reaproveitamento de sucata ferrosa para a produção de aço.

ROE
Do inglês, Return on Equity (retorno sobre o patrimônio líquido). É a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Mede o retorno sobre o investimento do acionista.

[topo]




S

Sarbanes-Oxley
Lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos para proteger os investidores da possibilidade de fraudes contábeis nas corporações. As regras e aplicações da Sarbanes-Oxley emendam e complementam a legislação vigente para as empresas de capital aberto.

Sucata
Material ferroso que é reprocessado para a produção do aço.

Sustentabilidade
Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é o equilíbrio entre as necessidades econômicas, ambientais e sociais de maneira a não comprometer o crescimento futuro.

[topo]




T

Tarugo
Produto de aço de seção pequena, produzido pelo lingotamento contínuo ou por meio de laminação de seções maiores. O formato da seção é normalmente quadrado. É matéria-prima para a laminação de produtos longos.

Tela soldada nervurada
Armação em formato de grade feita de vergalhão nervurado e utilizada como estrutura para a construção de lajes.

Trainee
Jovem recém-egresso do ensino superior que é preparado de forma consistente e acelerada para assumir futuras posições na empresa.

Trefilação
Processo de conformação a frio de material, no qual o fio-máquina é transformado em arame.

[topo]




U

Usina integrada
Fabrica aço a partir de minério de ferro. Usualmente é formada por unidades de pelotização, coqueificação, alto-forno, aciaria e laminação.

[topo]




V

Vergalhão
Barra de aço comprida, de seção redonda e cheia. É usado na construção de estradas, pontes, prédios, etc.

[topo]




Política de Privacidade e Termos de Uso Copyright 2001-2005 Gerdau S.A. Todos os direitos reservados. Créditos